sexta-feira, 10 de junho de 2011

das reflexões...










Alguns meses atrás, diante de um "súbito desmame precoce" da bebê de uma amiga querida, trocávamos mensagens buscando compreender e acolher essa postura, aparentemente, tão brusca, desse bebê. Depois viemos a descobrir que a mãe tinha engravidado novamente embora as chances fossem bem remotas! E isso explicou muita coisa, mas na ocasião, ainda sem compreender o porquê daquela bebê estar se recusando a mamar, divagando sobre o acontecido escreví:

"nossos filhos nos desmamarão muitas vezes ao longo da vida...
a vida, assim como a arte é um diálogo constante consigo mesma e a cada palavra que vem de lá, é preciso operar uma transformação do lado de cá... muitas vezes uma transformação que coloca todo o nosso discurso, toda a nossa linha de raciocínio, em cheque...

Tom, meu primeiro filho, é uma criança doce e dócil, pisciano, delicado, alma velha... minha sogra diz que ele não aprende nada, só relembra! É uma criança muito fácil de lidar, basta conversar, pedir e explicar os porquês que ele aceita, entende, compreende. Tem uma energia branda, que me acalma, me orienta, me coloca no eixo de novo. Ele tem a capacidade de transformar a energia de todos à volta dele, se está calmo, acalma todos, se está nervoso, deixa todo mundo nervoso... é uma cara solar, cheio, preenchido, completo, sabe? parece que tudo que ele procura pode ser encontrado dentro dele mesmo...

Leon é outra parada! Leon é indomável, é bravo (de braveza e de bravura!) é forte, meio bruto... É um cara que chegou com uma missão muito grande, com uma vontade muito pronta... ele não se submete... a gente conversa, explica, ele entende, mas mesmo assim, se não quer, não quer e pronto! Leon corre atrás do dele, ele quer engolir o mundo, ele quer experimentar, testar, provar...
Tava pensando esses dias como seria se ele me desmamasse e como seria lidar com isso... Pq a hora que disser chega, tenho certeza que nada o fará voltar atrás...

Espero estar pronta e me preparo a cada dia para lidar com os desmames que meus filhos me fazem e me farão passar... é a vida e como a gente não aprende a mesma lição duas vezes, cada momento é uma lição nova!
Por mais que a gente se prepare, sempre é pego de surpresa!"

... guardadinho aqui no blog pra gente nunca se esquecer!

5 comentários:

Mari disse...

muito doido esses pequetitos já terem uma personalidade tão definida, né? eu sempre achei que tudo era construído, fruto do ambiente e etc... mas não, eles realmente já nascem com alguma coisa que é deles, muito particular. vivendo e aprendendo (e pagando a lingua)...
tão lindos os dois!
beijo beijo!

babinns disse...

lindos...
e a gnt aqui se encontrando com eles...
amo esta família toda junta no aqui agora já!

Nós disse...

lindos!!!
bjos

Danielle disse...

Carol, a Lena é assim ... e simplesmente me desmamou aos 11 meses, sem eu estar preparada... e sem sequer voltar atras... foi parando , parando ate que nao quis mais... foi duro.. chorei.. fiquei mal.. e aos poucos vou lidando com os outros " desmames" dela... como agora so querer fazer tudo com o pai.. srrs mas faz parte e temos de ir lidando com isso ne?
mas so queria compatilhar cntigo que foi bem dificil pra mim.... mas faz parte do nosso aprendizado ne?
bjs em todos ai!!!
Dani

Mariana Tezini disse...

ai carolzinha, a foto do leon no colo do tom é uma delícia, fica aqui aberta numa outra aba e eu não consigo parar de olhar tanta ternura....to babando.
agora essa coisa da personalidade, essas crias realmente vem pra perto de nós por alguma razão, já na gravidez vc percebia que era diferente? eu ando notando tantas nuances já na gravidez.
beijo enorme procêis e saudade